A MAIS NOVA TECNOLOGIA PARA O MANEJO DE
INSETOS SUGADORES
A safra 2023/24 de soja foi marcada por instabilidades climáticas muito intensas, o que afetou também a ocorrência de diversas pragas, segundo a Embrapa Soja. O pesquisador Samuel Roggia, salienta que a maior incidência delas se deve à variação climática.“Regiões com clima mais quente costumam ter maior infestação. Em anos com chuva muito frequente entre dezembro e janeiro, o controle da praga é mais complexo.”
Diante dessa problemática, a Syngenta destaca duas das pragas de maior importância para as principais culturas, e apresenta uma nova solução para o manejo eficiente de sugadores.
PERCEVEJOS: comprometimento da qualidade dos grãos
Na safra de soja do ano passado, produtores em Mato Grosso, Pará e Maranhão observaram um aumento significativo da presença de percevejos nas lavouras.
Essa percepção coincide com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), que indicam um crescimento de 20% na ocorrência dos insetos no primeiro semestre de 2023, especialmente em áreas de soja, milho e algodão nos principais estados produtores.
O aumento da praga exige atenção dos agricultores, que devem monitorar as plantações e adotar medidas de controle adequadas para minimizar perdas na produção. Dependendo do nível de infestação, os percevejos podem causar perdas produtivas de até 30% e, além disso, comprometem a qualidade dos grãos, reduzindo níveis de proteína e óleo.
MOSCA-BRANCA: perda de até 50% da produção
As altas temperaturas em regiões como a do Mato Grosso estão favorecendo a proliferação da mosca-branca nas lavouras de soja, causando um impacto significativo na produtividade.
A praga, além de sugar a seiva da planta, também pode transmitir doenças virais e, após se alimentar, libera uma substância açucarada que propicia o crescimento de fungos (fumagina) na superfície das folhas, prejudicando a fotossíntese e consequentemente, a produção de grãos.
O combate à mosca-branca se torna um desafio adicional para os produtores não apenas do MT, mas do país. Estimativas indicam que perdas na produtividade da soja podem chegar a 4 sacas por hectare (em casos de infestações moderadas) ou mais de 50% da produção (em situações de infestações severas, especialmente em cultivares mais suscetíveis).
CONHEÇA INZAK ZEON!
Inzak Zeon, da Syngenta, é um inseticida inovador que oferece um controle amplo, robusto e duradouro dos principais insetos sugadores que ameaçam a produtividade da sua lavoura de soja: Mosca-Branca e Percevejos. Com uma fórmula única que combina dois ingredientes ativos de alta performance, o Inzak Zeon garante a proteção completa da sua safra, do início ao fim do ciclo.
Confira os principais diferenciais do Inzak Zeon:
- Alta performance no controle de Percevejos: através de seu alto poder de choque e residual prolongado, Inzak Zeon traz alta performance no manejo de Percevejo.
- Amplo raio de ação: além de excelência no controle de percevejos e adultos de mosca-branca, Inzak Zeon traz espectro para Coleópteros, Pulgões e Cigarrinha-do-milho.
- Efeito choque e residual: Age rapidamente no controle dos insetos e oferece proteção prolongada da lavoura.
- Compatível com o MIP: Integre o Inzak Zeon no seu programa de Manejo Integrado de Pragas (MIP) para um controle mais eficaz e sustentável.
- Versatilidade: em diferentes cenários agronômicos, sendo registrado para Soja, Milho, Algodão, Feijão (já com registro) e mais de 20 culturas (em fase de registro).
% de Controle Ninfas + Adultos de Percevejo Marrom – Soma Field Pesquisa (23/24)
% de Controle Ninfas + Adultos de Percevejo Marrom – Assist Consultoria (23/24)
INZAK ZEON: RESULTADOS COMPROVADOS DE ALTA PRODUTIVIDADE
Em testes realizados em diferentes regiões do Brasil, o Inzak Zeon demonstrou um controle superior dos principais insetos sugadores da soja, resultando em um aumento significativo da produtividade.
Inzak Zeon, choque inteligente para um controle eficiente.